Capítulos do livro

Você pode ler aqui, na íntegra, os capítulos relacionados ao porquê do livro ter sido escrito, informações sobre a próstata, a importância da identificação precoce e como funciona o diagnóstico do câncer de próstata.

Conheça também os demais capítulos do livro, com uma introdução de cada um.

  • Um relato vivido, sentido e compartilhado [Completo]
    Preciso confessar, não foi uma decisão fácil. Admito que sempre tive, e ainda tenho, um certo constrangimento quanto a compartilhar sentimentos e emoções. Até que… Até que me deparei com uma situação iminente de diagnóstico de câncer de próstata. Vou relatar a minha jornada pessoal mais à frente, por ora acho importante registrar que decidi … Continue Lendo “Um relato vivido, sentido e compartilhado [Completo]”
  • Apresentando a próstata [Completo]
    Eu pouco sabia ou me interessava sobre a função da próstata no organismo, a não ser que eu pensava que talvez ela só existisse para contrair câncer. Reproduzo a seguir algumas informações que aprendi, para nivelamento de conhecimento. Acredito que, por mais básicas que possam ser para muitos, podem ser úteis para várias outras pessoas. … Continue Lendo “Apresentando a próstata [Completo]”
  • A imortância do diagnóstico precoce [Completo]
    Vou começar escrevendo sobre um fato que pode parecer curioso para muitos, surpreender ou até causar estranheza: Câncer de próstata é grave. Existe muita desinformação sobre esta doença, sendo que alguns talvez possam pensar que ela nem seja tão grave, visto que hoje em dia a probabilidade de cura é muito alta. Talvez exista até … Continue Lendo “A imortância do diagnóstico precoce [Completo]”
  • Câncer, um dos grandes pavores do inconsciente coletivo
    Não posso afirmar com certeza se o pavor é mesmo coletivo ou individual meu, mas acredito que ele assombre boa parte das pessoas, senão a grande maioria. Muitos não gostam nem de falar a palavra – tanto que nos Estados Unidos há pessoas que se referem a ele como “Big C” (“o grande “C”)…
  • O ritual do diagnóstico do câncer de próstata [Completo]
    Como já escrevi, o fantasma do câncer participa da minha vida, me assombrando há muito tempo. Muitas vezes teve o papel de coadjuvante, junto com tudo mais que envolve viver, como rotina, trabalho, família, alegrias, tristezas, decepções e felicidade. Apesar de não ser o ator principal, sempre esteve lá, me incomodando. Eis que um dia … Continue Lendo “O ritual do diagnóstico do câncer de próstata [Completo]”
  • Maneiras de encarar o câncer
    Não acredito que exista alguma maneira fácil de encarar um diagnóstico de câncer. É impossível, portanto, que esse assunto não se torne quase onipresente nos pensamentos quando a pessoa se depara com a possibilidade real de diagnosticá-lo e, obviamente, com o diagnóstico confirmado. Passam muitas coisas pela cabeça constantemente, alguns racionais e outras nem tanto, … Continue Lendo “Maneiras de encarar o câncer”
  • A expectativa é diferente da realidade
    Se deixarmos de lado a doença por um momento, é coerente admitirmos que muitas vezes na vida o que se espera de algo é diferente da realidade, o que vale para coisas ruins, mas também para as boas. Quem já não esperou muito por algo que depois, quando aconteceu, não era o que se imaginava? … Continue Lendo “A expectativa é diferente da realidade”
  • Medo e negação
    Acredito que ser humano signifique, dentre várias coisas, ter medo. Impossível alguém que nunca o tenha tido, ou não o tenha. Segundo uma das definições genéricas, medo é “um estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; aquilo que provoca essa consciência”. Como escrevi anteriormente, eu acredito em uma espécie de medo … Continue Lendo “Medo e negação”
  • Legal é não temer
    Dizem os cientistas que o ser humano é a única espécie que tem consciência da inevitabilidade da morte, ainda assim todos conhecemos ou ouvimos falar de pessoas que não têm medo de morrer. Há quem não tenha medo de altura, enquanto outros o tem. Alguns não tem medo de aviões, enquanto outros não conseguem voar. … Continue Lendo “Legal é não temer”
  • Pensamento recorrente opressivo
    Ter a consciência de que se tem um câncer não é algo que se consiga arquivar em alguma gaveta no depósito do inconsciente para acumular poeira. Não importa o que se tente fazer para se distrair, ocupando-se com continuar vivendo, preenchendo a vida com trabalho ou atividades de lazer, o pensamento sobre o câncer insiste … Continue Lendo “Pensamento recorrente opressivo”
  • O que é esperança?
    Falei em medo, em negação, em pensamentos disfuncionais e opressivos. É a realidade que vivi em um período difícil de reflexão que me levou a outra conclusão: Assim como o ser humano é o único com consciência da morte, acredito que seja o único que consiga esperar que as coisas melhorem…
  • Como lidar com a família?
    Obviamente esta não é uma questão para a qual existe uma resposta pronta ou uma fórmula, pois depende da condição de cada indivíduo em relação à sua estrutura familiar e ao grupo de pessoas mais próximas…
  • Como me comportar publicamente?
    As considerações do tópico anterior foram em relação à minha família, mas outra dúvida que tive foi em relação a como eu me sentiria melhor para lidar com a situação relativamente às demais pessoas de convívio, incluindo as do trabalho…
  • Buscando ajuda profissional
    Neste último ciclo de jornada, o que eu chamo de “derradeiro”, aquele que culminou na confirmação do diagnóstico de câncer, tomei uma decisão que me ajudou muito: busquei ajuda de um profissional de saúde, um psiquiatra…
  • A resignação e uma nova maratona: a cirurgia
    Cheguei até aqui passando pelo que chamei de ritual do diagnóstico, encarando a fatalidade, negando-a, sentindo ansiedade, medo e esperança, até ter certeza de que eu tinha realmente um câncer. Agora era o momento de realizar o tratamento do câncer, para o que optei pela prostactetomia radical…
  • Lar, doce lar. E a desejada separação
    Enfim em casa! Saí do hospital por volta do meio-dia. Naquela mesma tarde e ainda à noite o hospital não tinha saído de mim, eu sentia cheiros e parecia estar ouvindo os barulhos da rotina hospitalar…
  • Um dia inesquecível
    Este dia será um dos mais inesquecíveis de toda a minha vida, por tudo que ele representou. Não só por concretizar o divórcio com a sonda, mas também por que eu tinha expectativa sobre como seriam os próximos dias em relação à qualidade do resto da minha vida…
  • Uma noite inesquecível
    Se já foi desconfortável para mim compartilhar questões pessoais como as que tenho relatado até o momento, devo confessar que demorei muito até aceitar a ideia de incluir este capítulo. Acabei chegando à conclusão de que sem ele a história não ficaria completa, ou melhor, deixaria uma lacuna aberta sem o devido esclarecimento, com dúvidas … Continue Lendo “Uma noite inesquecível”
  • A reta final
    Tudo estava indo bem demais, a maratona estava na reta final, só faltava o resultado do exame de patologia. É óbvio que eu não ficaria confortável esperando pela ligação do médico para me falar do resultado quando ele o recebesse…
  • 72 dias do inferno ao paraíso
    Desde o resultado do derradeiro exame de PSA bem mais alterado até eu cruzar alinha de chegada se passaram 72 dias. Entre a cirurgia e a recuperação, incluindo a permanência no hospital, a convivência com a sonda-dreno e a expectativa pelo resultado patológico, relativo à contenção ou não do câncer, foram decorridos 7 dias. Eu … Continue Lendo “72 dias do inferno ao paraíso”

Venci o câncer de próstata – do inferno ao paraíso em 72 dias
O conteúdo do site pode ser copiado e distribuído livremente, desde que citada a fonte.
O autor não é médico, as informações são baseadas em informações e experiência pessoal.
Nenhuma informação deve ser considerada para efeito de diagnóstico ou tratamento. Sempre procure um médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s